Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

TV 3D


TVs 3D no estande da Panasonic: tendência para 2011
TVs 3D no estande da Panasonic: tendência para 2011

Este ano a CES 2011 mostra a segunda geração dessa tecnologia. A tendência a curto prazo é de óculos mais leves e estilosos. A longo prazo os fabricantes já trabalham em televisores 3D que dispensam óculos. A Toshiba já comercializa um aparelho desse tipo no Japão. Na CES 2011, Sony e LG mostram protótipos de TVs 3D sem óculos.
3D sem óculos mais próximo
Os óculos são uma das reclamações de muitos consumidores quando o assunto é TV 3D. Eles são caros e, na maioria dos casos, são compativeis apenas com um fabricante de TVs. A boa notícia é que as empresas de tecnologia estão trabalhando para eliminar a necessidade de óculos em TVs 3D. A TV 3D sem óculos da Toshiba deve ganhar concorrentes, mas nao em um futuro proximo.
Sony e LG exibem na CES 2011 televisores 3D que dispensam óculos. Os modelos exibidos na feira são protótipos e nenhum fabricante informa quando esses aparelhos estarão disponíveis no mercado.
iG esteve nos estantes e comprovou que o efeito 3D funciona. O problema, por enquanto, é que é necessário ficar em uma determinada posição para que o efeito seja exibido. Qualquer movimento para os lados desfaz o 3D.
Além disso, deve-se considerar que os vídeos exibidos em feiras são cuidadosamente produzidos para criar os efeitos 3D e que as condições de iluminação são controladas. Por isso, esses aparelhos não devem se popularizar em um futuro próximo.
Por enquanto, óculos mais bonitos
Se o 3D sem óculos é o futuro, o presente é o 3D com óculos menos "espaciais". O iG esteve nos estandes de Sony, Panasonic, LG, Samsung e Sharp. Em todos eles havia grandes áreas dedicadas ao 3D. Outra tendência notada foi a atenção dada ao design dos óculos, que ficaram (um pouco) mais modernos.
O destaque em termos de tecnologia vai para a LG, que abandonou o padrão ativo usado nos óculos de televisores 3D atuais para adotar o padrão polarizado, usado no cinema. Com isso, os óculos ficam mais leves e não consomem energia, dispensando a alimentação elétrica necessária em óculos ativos.
iG
Óculos da LG: mudança para padrão polarizado
Óculos da LG: mudança para padrão polarizado
A LG está exibindo também televisores 3D que mostram imagens sem borrões quando não se usa óculos. Nos aparelhos atuais, quem não usa óculos vê uma imagem distorcida.
Vendas devem crescer
Ao longo do ano passado muitos analistas questionaram se os aparelhos 3D seriam apenas uma moda passageira. Mas os fabricantes estão otimistas quanto ao sucesso da tecnologia.
A Samsung prevê que as vendas de TVs 3D irão crescer seis vezes em relação a 2010, atingindo a marca de 6 milhões de aparelhos este ano em todo o mundo. Apostando nessa tendência, a empresa coreana incluirá tecnologia 3D em 60% dos modelos a serem lançados este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário